Por que a curiosidade é importante? como você já deve saber, todo ano temos uma crise seja internacional, financeira, imobiliária, política, ou qualquer outra que a mídia tente explorar, temos que saber que o desafio de a superar está em nossas mãos e há um elemento crucial para contorná-la, chama-se inovação.
A inovação é sem dúvidas uma chave para conseguirmos ótimos resultados perante a crise, diversificando, transformando, construindo, criando novos produtos e melhorando os existentes, ela é sem dúvidas, o caminho para novos rumos e novas conquistas.
Mas tudo isso começa essencialmente por um fator: A CURIOSIDADE!
Círculo Virtuoso
Precisamos criar o bom hábito de levar a curiosidade para todos os setores da empresa, independentemente do seu tamanho, seja ela pequena ou microempresa, não basta apenas dizer que a empresa é inovadora, mas você deve tornar a curiosidade um hábito, o ideal é que a curiosidade esteja enraizada nos colaboradores para percorrer todas as áreas da empresa.
Mas isso nem sempre é fácil de acontecer, um primeiro passo pode ser identificar em cada área da empresa a “pessoa chave” normalmente um curioso habitual. A partir daí por intermédio dessa pessoa instigar todas as outras pessoas do setor a participar dos processos criativos.
No entanto, não basta identificar os líderes, é crucial investir na formação das pessoas, criar um bom relacionamento entre esses líderes e seu suporte, dar embasamento financeiro, tecnológico e de infraestrutura.
Dessa forma, a organização passa a entender todos os processos da empresa, seus planejamentos, metas e por fim engajar todos na melhoria dos processos, que só serão alcançados com seu questionamento e constantemente colocando-os a prova.
Todos, absolutamente todos os processos de criação nas micro e pequenas empresas devem ser instigados.
Importância de Organizar
Todo processo de criação e inovação tem um método de desenvolvimento, dependendo do produto, do mercado que se destina, dos clientes em potencial, da maneira que será feito sua campanha de marketing e de todas as outras particularidades.
Esta organização ou melhor dizendo, gestão, deve ser colocada em prática até o lançamento e posterior sucesso de um novo produto no mercado. A adequada gestão da inovação pode ser feita de muitas formas, como post-its nas paredes, um painel em Excel, um sistema específico, o importante é que seja feito e que seja de fácil acesso a todos.
Criar novas oportunidades
Um artifício importante no processo de criação é “manter a mente limpa”, pois é no dia a dia que nós nos deparamos com inúmeras situações e decisões na tentativa de resolver os problemas. Conseguir tempo para observar o entorno, meditar, mesmo que por um instante, desligar de todo o resto deve ser uma prioridade.
Quem nunca teve essa experiência de estar no corredor indo almoçar, no elevador, na hora do banho, no cafezinho e se deparar com uma grande ideia ou solução para um determinado problema.
Sendo assim, precisamos identificar e maximizar estes momentos e tentar torná-los constantes, pois geralmente é nestes momentos que estão o que popularmente se chama de “estalos” para grandes ideias.
Todo o processo de criação nas micro e pequenas empresas deve ser instigado. O segredo está em breves períodos ociosos para possibilitar que criemos e encontremos grandes soluções.
A 4C Innovation, é uma empresa que trabalha há anos com consultoria de inovação e desenvolvimento de produtos, guiando desde micro e pequenas empresas à grandes organizações na transformação de ideias em produtos com sucesso de vendas.
Continue lendo nossos materiais e assine nossa newsletter de captação de recursos para ficar antenado nas oportunidades para sua empresa.
Ou se deseja um atendimento personalizado, entre em contato conosco!