A importância da curiosidade no desenvolvimento de novos produtos

Por que a curiosidade é importante? como você já deve saber, todo ano temos uma crise seja internacional, financeira, imobiliária, política, ou qualquer outra que a mídia tente explorar, temos que saber que o desafio de a superar está em nossas mãos e há um elemento crucial para contorná-la, chama-se inovação.

A inovação é sem dúvidas uma chave para conseguirmos ótimos resultados perante a crise, diversificando, transformando, construindo, criando novos produtos e melhorando os existentes, ela é sem dúvidas, o caminho para novos rumos e novas conquistas.

Mas tudo isso começa essencialmente por um fator: A CURIOSIDADE!

curiosidade desenvolvimento de novos produtos inovação
Image by rawpixel.com on Freepik

Círculo Virtuoso


Precisamos criar o bom hábito de levar a curiosidade para todos os setores da empresa, independentemente do seu tamanho, seja ela pequena ou microempresa, não basta apenas dizer que a empresa é inovadora, mas você deve tornar a curiosidade um hábito, o ideal é que a curiosidade esteja enraizada nos colaboradores para percorrer todas as áreas da empresa.

Mas isso nem sempre é fácil de acontecer, um primeiro passo pode ser identificar em cada área da empresa a “pessoa chave” normalmente um curioso habitual. A partir daí por intermédio dessa pessoa instigar todas as outras pessoas do setor a participar dos processos criativos.

No entanto, não basta identificar os líderes, é crucial investir na formação das pessoas, criar um bom relacionamento entre esses líderes e seu suporte, dar embasamento financeiro, tecnológico e de infraestrutura.

Dessa forma, a organização passa a entender todos os processos da empresa, seus planejamentos, metas e por fim engajar todos na melhoria dos processos, que só serão alcançados com seu questionamento e constantemente colocando-os a prova.

Todos, absolutamente todos os processos de criação nas micro e pequenas empresas devem ser instigados.

Importância de Organizar


Todo processo de criação e inovação tem um método de desenvolvimento, dependendo do produto, do mercado que se destina, dos clientes em potencial, da maneira que será feito sua campanha de marketing e de todas as outras particularidades.

Esta organização ou melhor dizendo, gestão, deve ser colocada em prática até o lançamento e posterior sucesso de um novo produto no mercado. A adequada gestão da inovação pode ser feita de muitas formas, como post-its nas paredes, um painel em Excel, um sistema específico, o importante é que seja feito e que seja de fácil acesso a todos.

Criar novas oportunidades


Um artifício importante no processo de criação é “manter a mente limpa”, pois é no dia a dia que nós nos deparamos com inúmeras situações e decisões na tentativa de resolver os problemas. Conseguir tempo para observar o entorno, meditar, mesmo que por um instante, desligar de todo o resto deve ser uma prioridade.

Quem nunca teve essa experiência de estar no corredor indo almoçar, no elevador, na hora do banho, no cafezinho e se deparar com uma grande ideia ou solução para um determinado problema.

Sendo assim, precisamos identificar e maximizar estes momentos e tentar torná-los constantes, pois geralmente é nestes momentos que estão o que popularmente se chama de “estalos” para grandes ideias.

Todo o processo de criação nas micro e pequenas empresas deve ser instigado. O segredo está em breves períodos ociosos para possibilitar que criemos e encontremos grandes soluções.

A 4C Innovation, é uma empresa que trabalha há anos com consultoria de inovação e desenvolvimento de produtos, guiando desde micro e pequenas empresas à grandes organizações na transformação de ideias em produtos com sucesso de vendas.

Continue lendo nossos materiais e assine nossa newsletter de captação de recursos para ficar antenado nas oportunidades para sua empresa.

Ou se deseja um atendimento personalizado, entre em contato conosco!

Benefícios dos Recursos Reembolsáveis Oferecidos pela FINEP como Propulsores de Projetos Inovadores

A solução inteligente para a gestão de equipes e demanda sazonal

Solução eficiente para o gerenciamento de projetos com escassez de mão de obra