Análise Financeira para Retomada COVID-19

Dinheiro não aguenta desaforo

Independente do tamanho as empresas sempre enfrentam riscos seja do mercado ou de suas decisões. Além disso um risco como o Covid19 nos faz com que estejamos muito mais atentos no momento de inovar. Contudo nos novos empreendimentos, seja novo produto, novo negócio ou abertura de novas lojas, o risco financeiro nem sempre é avaliado de forma detalhada. Nesse momento de crise mundial, temos um nível de incerteza muito alto que traz a tona esse problema, que em muitas vezes é negligenciado pelas empresas. Dependendo de sua margem de contribuição alguns negócios permitem que as empresas comprometam recursos com projetos mal sucedidos.

Mas cuidado! Como sempre gosto de dizer “dinheiro não aguenta muito desaforo”.

Nesse sentido neste artigo quero lhe apresentar de forma simples um ótimo caminho para reduzir o risco financeiro de seus projetos para retomada da empresa após o COVID19. Claro que essa dica pode ser usada posteriormente!

Primeiro ponto de atenção – Fluxo de caixa do Projeto

Sempre quando vamos iniciar um novo projeto teremos que injetar uma grande quantidade de recursos, dinheiro e mão de obra, entre outros, para o empreendimento ficar de pé. Poucos tem a prática de planejar e calcular os gastos no projeto, as vezes são obrigados a parar, postergar ou cancelar projetos, mesmo bastante avançados nos trabalhos por falta de fluxo de caixa. Incrível? Sim, mas acontece muito. Veja na figura abaixo. O que a falta de organização impede de observar que no começo o projeto somente consome recursos e muito dinheiro, com uma promessa de ganhar no futuro.

Então a sua empresa deve estar preparada para ter dinheiro para suportar o período em que o projeto necessita de fluxo de caixa. Caso não tiver há opções interessantes no mercado como as fontes de financiamento governamentais para inovação em diversas esferas.

A dica é se planejar e ter um muito cuidado para que o projeto seja conduzido sem afetar as outras atividades da empresa, pois você não pode matar a vaca leiteira por uma inovação incerta que requer rios de dinheiro.

Segundo ponto de atenção – Tempo de Retorno

Devido a falta de planejamento, também há outro grande problema nos projetos, a falta de estimativa do tempo de retorno dos recursos aportados no novo projeto. Parece tão obvio ter esse número, já que que todos que investem querem ter o retorno e lucro sobre o capital investido o quanto antes. Na prática tenho me deparado com várias organizações onde esse número é “chutado” ou “imaginário” sem nexo nenhum com a realidade. Se eu não souber quanto vou investir como posso saber se vou ter retorno?

Quanto tempo leva para a empresa receber o recurso gasto no projeto pode gerar outro problema, a empresa vai ter fluxo de caixa para suportar esse período?

Para reduzir esses riscos exige um maior planejamento da empresa e uso de técnicas e ferramentas de análise de negócio, entendimento dos clientes e modelamento financeiro de projetos.

A 4C disponibiliza uma ferramenta simples e poderosa que pode te ajudar a aumentar sua assertividade e reduzir os riscos nesse momento crítico. Você pode nos contactar pelo formulário ao lado ou por email para contato@4ci.com.br

Benefícios dos Recursos Reembolsáveis Oferecidos pela FINEP como Propulsores de Projetos Inovadores

A solução inteligente para a gestão de equipes e demanda sazonal

Solução eficiente para o gerenciamento de projetos com escassez de mão de obra