Diversas são as consequências de deixar a inovação de lado, e elas podem ser irreversíveis.
O mundo está em constante evolução e passando por mudanças, assim como as tendências, a vontade, o desejo e a necessidade das pessoas mudam, e isso afeta diretamente as organizações.
Algumas soluções, serviços e produtos podem funcionar para uma empresa inicialmente, mas com o passar do tempo, elas vão ficar desatualizadas.
E por isso que a inovação é tão importante, o problema é que algumas empresas não gostam de inovar, e isso acontece pois é comum achar que a inovação é muito arriscada.
Fato é que ter um negócio já é um risco em si, então arriscar um pouco mais não é tão perigoso quanto parece, na verdade é até usado como uma forma de proteção.
Não inovar que é o verdadeiro risco, e muitas empresas não enxergam isso e acabam perdendo competitividade.
Consequências de deixar a inovação de lado
Ficar para trás no mercado
Quando se está ignorando as mudanças, existe uma grande possibilidade de ser deixado para trás no mercado.
Tenha em mente que tudo está mudando, e o seu negócio deve se adaptar a essas mudanças.
Caso contrário, você ficará para trás pelos seguintes fatores:
1 – Por competidores e pela globalização.
As empresas certamente terão concorrência, e isso é uma coisa que não vai mudar e desaparecer.
Alguns podem ser antigos, já bem estabelecidos e mapeados, mas novos irão surgir, e esses novos serão a novidade.
O que indica um risco, pois existirá um momento em que os clientes desejarão algo novo.
Por isso, o negócio deve continuar trazendo novidades para o cliente, e para isso, se torna necessário o desenvolvendo constante de melhorias nos seus serviços/produtos.
Além disso, há a globalização, o que significa que seus concorrentes não são apenas locais, mas mundiais. E eles certamente tentarão diversas maneiras de atrair mais clientes.
Olhando pelo lado positivo, isso é uma grande oportunidade para a empresa expandir seus horizontes e aumentar o market share da empresa.
Tanto que o papel da transformação digital nas empresas ganha força nessa atuação, sendo quase que uma necessidade.
2 – Pelas tecnologias
É perceptível como a tecnologia mudou drasticamente ao longo dos anos, e ainda continua e continuará mudando de forma exponencial.
E isso inclui máquinas e tecnologias que aumentam a produtividade da empresa, ou melhoram seus serviços.
E por conta disso, que seus concorrentes que inovam serão capazes de atender as necessidades do mercado de forma mais assertiva e ágil.
3 – Pelas expectativas
Com as constantes mudanças, maiores serão as expectativas. Por causa da concorrência, os clientes tendem a escolher aqueles que tem a melhor qualidade.
Eles são inteligentes e geralmente contam com diversas opções, e se você não inovar, a sua empresa não será escolhida.
É importante ressaltar, que mudanças e inovações podem ser feitas também na tratativa e na forma de abordar os clientes.
Limitação no crescimento da empresa.
Por causa dos fatores acima, a falha em inovar não apenas deixará o negócio para trás, mas também o impedirá de crescer.
Para que uma empresa cresça, ela não precisará apenas de qualidade na entrega e de mais clientes, mas precisará se adaptar para sobreviver.
Conforme as mudanças e tendências vão acontecendo, as organizações precisam aprender a se adaptar, seguindo-as ou até mesmo fazendo suas próprias mudanças.
Como começar a inovar?
Como podemos te ajudar?
Nós, da 4C Innovation, somos uma plataforma de desenvolvimento de produtos que guia empresas na implementação de uma cultura de inovação organizacional, transformando ideias em produtos/serviços com viabilidade de mercado.
O software de Gestão da Inovação, o CRD, surgiu a partir dos conceitos de transformação digital do MIT, alinhado com anos de experiência em consultorias de inovação.
Tanto que o resultado final foi uma ferramenta de governança de inovação, utilizada como meio para fazer a gestão da transformação de ideias em produtos ou serviços, como implementação de melhorias ou até mesmo com análise de startups.
Gostou do nosso texto? Continue lendo mais sobre inovação nosso Blog e assine nossa newsletter de captação de recursos.