Entenda como amadurecer a gestão da inovação vai auxiliar a sua empresa a ganhar mercado e lucro
Assim como ao longo dos anos nós amadurecemos, ganhamos responsabilidades e aprendemos a viver para equilibrar trabalho, família e lazer, o mesmo ocorre ao avaliarmos a gestão da inovação dentro das empresas.
Para ficar mais simples, o conceito de maturidade deve ser encarado como um processo de aquisição de competências que ocorre com o passar do tempo, mas claro, a partir do investimento de estudo, projetos e trabalho constante.
Mas como chegar nesse estágio do processo?
O amadurecer na gestão da inovação corporativa é conquistado por meio de planejamento e ações tomadas para o aperfeiçoamento dos processos da empresa, de forma a atingir os mais ousados objetivos.
A principal ideia que segue como norte no conceito de maturidade da inovação é o desenvolvimento contínuo e uma filosofia transparente de melhoria de processos, industriais ou não, e no desenvolvimento de produtos, gestão de projetos e, finalmente, o ciclo desenvolvimento de produtos.
A necessidade de as organizações inovarem para conseguirem um crescimento e sucesso de forma sustentável não é novidade. Mas, uma vez que o processo foi iniciado, todos precisam evoluir e ajustar seu ritmo para evoluir sempre.
Ou seja, amadurecer a gestão da inovação é também uma forma de potencializar todo seu investimento em inovar. Para alcançar sucesso com a inovação, por exemplo, uma grande série de projetos devem ocorrer de forma sistematizada.
E, com isso, fica ainda mais claro que permitir a inovação é um processo e, como todo processo, demanda planejamento e gestão.
Amadurecer para crescer e inovar
A necessidade de amadurecer a sua gestão da inovação está conectada ao desafio de construir um novo fluxo gerencial que garanta esse caminho renovação em processos com foco ao entendimento das conexões entre as correntes de inovação, os times executivos e a própria evolução da empresa.
Autores como Tidd, Bessant e Pavitt (Managing innovation: integrating technological, managerial organizational change, 2001) defendem que o processo de gestão da inovação envolve:
- Busca de uma abordagem estratégica para a inovação e para o desafio de sua gestão.
- Desenvolvimento e utilização de mecanismos e estruturas de implementação efetivos.
- Desenvolvimento de um contexto organizacional que suporte a inovação.
- Construção e manutenção de interfaces externas efetivas.
Inovação deve estar conectada ao modelo de negócio
A gestão da inovação não pode ser colocada de forma isolada na empresa. E, por isso, o desafio de amadurecer de forma alinhada é ainda mais complexo. É necessário um profundo conhecimento interno e a importância de mapear as áreas envolvidas que precisarão criar e manter um conjunto de rotinas que acelerem, evoluam e amadureçam a atividade inovadora.
Abaixo, ilustramos o post com uma figura que representa seis processos de gestão da inovação, com exemplos de resultados esperados e ferramental.
Inovar com maturidade gera mais lucro
Por fim, podemos indicar que o amadurecimento da gestão inovadora está ligado ao padrão gerencial da companhia. Assim, um direcionamento claro, objetivos compartilhados e disciplina na execução de processos irá auxiliar no crescimento da inovação com cultura e mais resultado.
O amadurecer dessa cultura de inovação irá permitir que sua empresa mantenha uma abordagem integrada para superar barreiras gerenciais e de mercado. Inovar vai além do discurso e com o tempo fica ainda mais claro que conhecimentos, habilidades, ferramentas, técnicas, sistemas e processos formam o dia a dia de quem busca criar e se diferenciar no mercado.
Se você quer compartilhar sobre seu estágio de inovação ou quer bater um papo conosco, basta comentar abaixo.
Nós, da 4C Innovation, somos uma empresa com foco na implantação do processo de inovação, execução do projeto e o apoio na busca de recursos de fomento. Confira o nosso modelo que leva o empreendedor dentro dessa jornada de inovação, o conduzindo dentro de questões importantes como mercado, tecnologia e as finanças de seu projeto. Com isso o projeto do produto é iniciado com informações fundamentais para o sucesso, tornando realidade o seu sonho!
Gostou do nosso texto? Continue lendo nossos materiais, assistindo aos vídeos e assine nossa newsletter para ter ainda mais conteúdo sobre inovação para sair do papel e conquistar seu mercado.