O que é a Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 é o mais novo conceito que agrupa tecnologia da informação e automação industrial. De maneira sucinta, ela reúne inovações tecnológicas com foco em manufaturas e transformações no ambiente fabril.

Empresas como a montadora de veículos elétricos Tesla, já divulgam suas fábricas completamente automatizadas com sistemas integrados. Sistemas estes que interagem com equipamentos de alta capacidade, revolucionando os processos de manufatura.

Há relatos que indicam que o termo foi empregado pela primeira vez na feira de Hannover, no ano de 2011.

A base da Indústria 4.0 é a conexão entre sistemas inteligentes e equipamentos, gerando uma rede complexa de operação autônoma de todo o processo produtivo.

A incorporação da transformação digital ao modelo de atividade industrial moderno tem protagonismo no que chamamos de Indústria 4.0, em referência ao que seria a 4ª revolução industrial.

Um grande marco dessa transformação, é a integração e controle da produção a partir de sensores e equipamentos conectados em rede e a fusão do mundo real com o virtual, criando os chamados sistemas híbridos (físicos e digitais).

Por meio dessas construções inteligentes, máquinas, insumos e demais elementos que formam a atividade industrial, realizam uma comunicação direta e integrada, sem a necessidade da intervenção humana.

No modelo 4.0, além da integração de processos, produção e distribuição, temos ainda nesse composto o desenvolvimento de novos produtos, projetos, ambientes de testes, e a revolução do setor comercial e do pós-venda.

É um ciclo longo e complexo, mas que está nas ruas de todo o mundo, tanto que a renomada empresa de consultoria, Accenture, divulgou recentemente que a implementação das tecnologias ligadas à Internet das Coisas nos diversos setores da economia deverá impactar o PIB brasileiro em aproximadamente US$ 39 bilhões até 2030.

Mas como isso impacta o mercado?

Mas como isso impacta o mercado?

Nesse cenário, existe uma alta demanda por uma série de melhorias no ambiente de negócios, na infraestrutura, em programas de difusão tecnológica, e no aperfeiçoamento regulatório.

Em outro estudo, da consultoria McKinsey, dados indicam que até 2025, os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%.

Como dica, vale ressaltar que nesse cenário de Indústria 4.0, o mercado terá um aumento da demanda por empresas e profissionais com formações e pensamentos multidisciplinares, integrando várias formas de conhecimento com elevado conhecimento técnico vai crescer.

O desafio da Transformação Digital

O desafio da Transformação Digital

Uma das principais marcas da indústria 4.0 é o uso de tecnologia dentro das empresas. Quanto mais itens são utilizados em conjunto para facilitar o processo de produção e deixá-lo mais preciso, confiável e ágil, mais a transformação digital será fator crucial para a sobrevivência das empresas no mercado.

A transformação digital é a inserção da tecnologia no processo produtivo como forma de otimizar os resultados estratégicos da organização.

Um item em comum em toda Indústria 4.0 é a presença intensa da internet em diversos dispositivos, conectando e integrando áreas e dados que antes não eram observados, o que podemos chamar de internet das coisas, ou IoT, em inglês.

A transformação digital gera mudanças rápidas e permite que sua empresa ajuste o rumo antes de uma crise ou de algo pior.

A inserção da tecnologia no processo produtivo já alterou significativamente os modelos atuais de produção, de gerenciamento e de relação com o cliente.

Uma indústria inteligente é a continuação desse processo, porque une tecnologia com equipamentos e processos que antes não estavam conectados. Dessa forma, podemos destacar que a transformação digital é uma expressão fundamental da indústria 4.0.

A transformação digital começou e está intensa em todo o mundo, mesmo que no Brasil ainda ocorra de forma tímida devido ao cenário da economia.

A conectividade indicada pelo mundo industrial 4.0 vai gerar uma onda de transformação nunca vista na economia e sociedade.

Basta olhar para o lado e avaliar como os veículos, eletrodomésticos e muitos outros itens começam a se conectar. Isso, em conjunto aos novos modelos de tratamento de dados (Big Data) e serviços totalmente digitais, já causam uma mudança na economia global. Resultando no fim das linhas que antes separavam indústria e serviço.

Características da indústria 4.0

Características da indústria 4.0

Podemos destacar que a indústria 4.0 nos apresenta um cenário diferente, único e inovador.

Por meio dela, estamos vivenciando um salto tecnológico que alavanca a automação fabril à máxima potência.

Estamos experimentando as primeiras atividades fabris de robôs autônomos e com funções cada vez mais complexas.

Algumas tecnologias que fundamentam esse modelo: Internet das Coisas, Big Data, 5G Computação em nuvem, robótica, inteligência artificial, novos materiais e as novas tecnologias de manufatura aditiva (impressão 3D) e manufatura híbrida (funções aditivas e de usinagem em uma mesma máquina).

Por meio desse caminho, ocorre um enxugamento de linhas fabris, prazos menores e mais acelerados para novos produtos, mais produtividade por sistema e profissional, além da integração mundial de linhas e suprimentos.

Nessa esteira de performance, a produção de bens e serviços customizados e em escala é uma realidade necessária e que vai garantir a dianteira para muitas empresas em todo o Mundo.

Ao olhar para o Brasil, temos um ambiente pouco explorado e não preparado integralmente para esse salto, mas ao mesmo tempo, existe uma organização forte e uma mobilização para que o movimento ocorra rapidamente.

Incorporar inovação e tecnologia será uma necessidade para qualquer indústria brasileira que busca ser competitiva e participar do mercado local ou mundial, e isso é uma oportunidade para todos.

Em países europeus e nos EUA, a Indústria 4.0 está no centro da política industrial. Certamente que esse cenário não ocorrerá de forma equilibrada no Brasil, mas mantenha-se informado das atividades do seu setor e busque a dianteira, independentemente do tamanho da sua empresa.

Como podemos te ajudar?

Implemente uma cultura de inovação na sua empresa com o nosso Software de Gestão da Inovação. CRD

Nós, da 4C Innovation, somos uma plataforma de desenvolvimento de produtos que guia empresas na implementação de uma cultura de inovação organizacional, transformando ideias em produtos/serviços com viabilidade de mercado.

software de Gestão da Inovação, o CRD, surgiu a partir dos conceitos de transformação digital do MIT, alinhado com anos de experiência em consultorias de inovação.

Tanto que o resultado final foi uma ferramenta de governança de inovação, utilizada como meio para fazer a gestão da transformação de ideias em produtos ou serviços, como implementação de melhorias ou até mesmo com análise de startups.

Gostou do nosso texto? Continue lendo mais sobre inovação nosso Blog e assine nossa newsletter de captação de recursos.

pt_BRPortuguese

Benefícios dos Recursos Reembolsáveis Oferecidos pela FINEP como Propulsores de Projetos Inovadores

A solução inteligente para a gestão de equipes e demanda sazonal

Solução eficiente para o gerenciamento de projetos com escassez de mão de obra