9 passos para tirar uma ideia do papel

Sabe aquela ideia que te faz sonhar acordado? Quem nunca teve aquele sonho ou aquele clique especial que pode mudar a vida de todos ao nosso redor?

Fato é que não adianta ter uma ideia e não a executar. Ou ainda, não colocar em prática e viver sonhando o que poderia ter acontecido.

Desenvolver sua ideia e transforma-la em um produto não acontece do dia para a noite.

Mesmo com muito esforço, dedicação e tempo, será necessário planejamento e um modelo de gestão para desenvolver o seu produto com sucesso.

Desenvolva sua ideia

Um erro comum de quem está começando um projeto é acreditar que a ideia está pronta para ganhar o mundo. E que todos irão comprar seu produto ou contratar o serviço porque é algo muito especial.

Para construir um item novo, seu primeiro passo é justamente conceber e refinar a ideia.

O que vai garantir seu sucesso é a sua capacidade de execução.

Por isso fale com amigos, colegas, potenciais clientes, investidores e quem mais puder colaborar no seu projeto.

Não tenha medo de roubarem sua ideia, porque quem acredita e vai transforma-la em realidade será você.

Inovar tem mais a ver com uma rotina de atividades e planejamento do que com uma ideia que surge na hora do café ou do banho.

Faça um modelo de negócio

Você sabe o que é mais importante do que transformar suas ideias em um produto? Entender, criar e desenvolver a sua ideia em uma oportunidade exclusiva.

A fase de estruturação do seu projeto em um modelo de negócio é essencial e está relacionada às atividades realizadas antes do desenvolvimento do projeto do produto.

Parece mais complicado falando do que fazendo, mas vamos te ajudar a entender isso com todo o cuidado e criar algo diferenciado no mercado.

Por meio do seu planejamento de negócio serão identificadas as novas ideias de produtos, as estratégias que serão seguidas pelos produtos que serão criados (comercialmente, inclusive, indo além da ideia inicial) e também o gerenciamento da entrada dessas ideias ou produtos no funil de desenvolvimento.

Isso tudo irá garantir que a fase seguinte, de investimento em protótipos, pesquisas e produtos de mercado seja, realmente, um sucesso.

Ao realizar um modelo completo de negócios você vai validar a sua ideia e, com isso, acelerar a sua empresa, seu produto e sua vida pessoal e profissional.

Uma grande parcela dos empreendedores brasileiros acredita que a ideia que tiveram já garantirá o seu sucesso. E, que assim como ele, todos irão amar e comprar seu produto. Mas isso está errado!

Não esqueça da análise de mercado

Mais do que pensar, você precisa estar preparado para ser um grande profissional que conseguirá tirar o próprio sonho do papel e vende-lo.

Por isso que o modelo de negócio faz sentido e é essencial. Afinal, qual problema você resolve mesmo?

Algumas perguntas de negócios são bem interessantes para respondermos juntos, principalmente quando falamos de mercado, que tal puxar uma folha e colocar na ponta do lápis as respostas abaixo?

Qual é o negócio da sua organização e como ele será no futuro?

Quem são os clientes?

O que eles irão considerar valioso na organização, em seus produtos e/ou serviços?

Quais serão os resultados da empresa?

A quem interessa a chegar neste resultado?

Valide as hipóteses

Ser empreendedor é acreditar, mas ouvir o cliente, é melhor ainda. Antes de avançar nos sonhos, responda os itens básicos do planejamento da sua empresa e, principalmente, ouça seus futuros clientes.

E não estamos falando dos amigos e familiares, que podem mais atrapalhar do que ajudar com opiniões nem sempre sinceras, mas sim de quem vai comprar (trocar dinheiro pelo seu serviço ou produto). Ao ouvir e aprender você vai economizar em tempo e dinheiro no futuro, acredite.

Por melhor que seja a ideia, quem precisa assimilar é o cliente. Pesquisas, entrevistas, formulários on-line. Tudo pode ser usado, mas seja consciente e aplique com alguma metodologia para ter um resultado eficiente.

Aproveite esse começo para alinhar seu projeto e materializar seu sonho. Saia do círculo de amigos e rodinhas de empresários e entenda a dor que seu item resolve e faça da sua ideia a melhor solução.

Se os consumidores são movidos por itens como necessidade e desejo, esteja atento para descobrir como ativar esses elementos com seu produto.

Faça uma viabilidade econômico-financeira

Antes de comprar ou investir, boas empresas avaliam os prós e contras de qualquer ação que envolva dinheiro e tempo. Em resumo: é um estudo que avalia se vale a pena ou não começar ou investir em algo.

Mas como fazer a viabilidade econômico-financeira? O processo envolve de forma simples a comparação do retorno financeiro diante do que será aplicado. Saiba mais sobre isso no nosso artigo de viabilidade econômica e financeira.

O desconhecimento da viabilidade econômica e financeira de um projeto é um vilão que você cria sem saber. Porque por melhor que seja sua ideia e por mais motivado que você esteja, um erro aqui e tudo estará indo para o fim.

Você deve considerar uma série de itens como: o tempo investido por você e os demais sócios ou funcionários. Se você planeja pegar dinheiro em bancos, um plano de negócios com projeções financeiras será crucial. Até porque você precisa prever os rendimentos e despesas dos próximos anos.

Ou seja, a viabilidade econômica e financeira é uma rotina e não uma coisa que você faz e esquece. Se você não identificar o problema e corrige em tempo hábil, talvez a inovação que salvaria o seu negócio seja o que vai acabar com ele.

Aprenda os principais conceitos econômicos, como Valor Presente Líquidos e o básico de contabilidade para gerenciar e estimar sua performance comercial, como o tempo de retorno para cada ação prevista no modelo gerencial criado.

Faça um MVP

Um caminho inteligente é criar um produto básico e refinar com muito planejamento. Por meio de testes e validações contínuas, sua ideia torna-se um produto com testes A/B, ofertas e escutas de marketing, além de muito refinamento e aplicação de User Experience no lançamento.

O objetivo é ter em mãos um MVP (Minimum Viable Product) que possa materializar sua ideia e, após isso, ser escalado para produção em mais escala. Muitos problemas são percebidos, corrigidos e reinventados nessa fase.

Produto viabilizado e lançamento do produto

Ao criar seu produto e viabilizar ele por meio de muitos métodos, algo precisa estar claro: sua solução ou produto deve resolver um problema do seu cliente (e estar presente no dia a dia), além de despertar a vontade de consumir sua ideia, agora materializada.

Na etapa final, a do produto viabilizado, aquela ideia inicial se torna um produto ou serviço com objetivo e retorno estimado.

Agora sua empresa pode sair para o mercado e pode ganhar o mundo, e enfim, todo aquele planejamento e modelagem financeira começa a valer a pena.

Tanto que você começa a perceber e sabe exatamente quanto custou cada gota de suor.

Afinal, você fez tudo funcionar e sua vida agora está em jogo. Vale destacar que o grande responsável desse processo foi sua capacidade de gerenciar uma inovação com base em um método!

E, por isso, o caminho está somente no começo. Busque refinar, remodelar, ajustar e sempre reinventar sua jornada.

Vá para o mercado

Com um produto feito, bem estruturado e organizado, chegou a hora de ir para o mercado. Construa uma estratégia de “Go To Market” com base nas suas entrevistas iniciais e defina os canais iniciais, locais, persona e público dos produtos.

O modelo de negócio fará total sentido aqui e deve ser atualizado sempre que seu alinhamento estiver em evolução. Com isso, agora sua prova está em andamento e somente um planejamento bem feito poderá indicar seu rumo.

Inove sempre

Ao estar no mercado, faça ajustes de rotas, correções de produtos e até desista. Ou mude sua empresa, mas nunca deixe de inovar, confira aqui algumas consequências de deixar a inovação de lado.

Há uma expressão chamada “Pivotar”, que é uma mudança na estratégia do negócio de forma não estrutura.

Ela pode ser simples, como em uma parte do fluxo comercial, ao modelo completo de gestão de negócios ou proposta de valor.

O termo, que vem do inglês to pivot e significa mudar ou girar é comum e pode acontecer quando menos esperamos, basta os resultados não chegarem como o planejado. Esteja pronto para mudar, mas manter a mesma base.

Vale destacar que pivotar é aplicar e reaproveitar elementos em uma nova estratégia, mas ainda na mesma ideia. Desistir fará com que você somente leve a experiência e aprendizado dessa falha, mas deixará de inovar nesse mesmo projeto.

Resumindo

Ao ter uma ideia e seguir todo um fluxo que vai da concepção, entendimento, análise de mercado, inovar sempre será na essência a solução de problemas com criatividade e muita inteligência.

Se sua ideia somente atingir uma parte do problema, ok, será como uma analgésico que não traz a cura. Busque atingir o sintoma e ser o remédio com tratamento completo, satisfazendo integralmente seu cliente de forma que ele não lembre como era antes da sua ideia.

A inovação nas empresas é o que gera a diferenciação no mercado. É muito importante ter uma boa estratégia para a inovação e ela deve estar ligada ao planejamento estratégico, pois como diz o ditado: “para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”.

Se as pessoas estão mais dispostas a valorizarem o novo e o valor social das coisas, lembre de alinhar sua inovação e nunca tirar do centro o que é mais importante: seu cliente e suas necessidades.

O recurso mais caro é o seu tempo e isso é muito valioso. Compreenda seus objetivos, organize sua rotina e não deixe para inovar quando não tiver mais tempo.

Ele permite que o empreendedor participe dessa jornada de inovação e facilite a busca pelas respostas a partir de questões importantes como mercado, tecnologia e as finanças de seu projeto.

Com isso o projeto do produto é iniciado com informações fundamentais para o sucesso dele, tornando realidade o seu sonho.

Se você quiser saber mais sobre o método de desenvolvimento de produtos, entre em contato conosco, temos engenheiros especialistas em inovação para ajuda-lo no desenvolvimento da sua ideia!

Como podemos te ajudar?

Nós, da 4C Innovation, somos uma plataforma de desenvolvimento de produtos que guia empresas na implementação de uma cultura de inovação organizacional, transformando ideias em produtos/serviços com viabilidade de mercado.

software de inovação, o CRD, surgiu a partir dos conceitos de transformação digital do MIT, alinhado com anos de experiência em consultorias de inovação.

Tanto que o resultado final foi uma ferramenta de governança de inovação, utilizada como meio para fazer a gestão da transformação de ideias em produtos ou serviços, como implementação de melhorias ou até mesmo com análise de startups.

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